Polietileno (PEAD)
1-Especificações
O HDPE é conhecido por sua grande relação resistência-densidade. A densidade do HDPE pode estar entre 0,93 e 0,97 g/cm3 ou 970 kg/m3. Embora a densidade do HDPE seja muito menor que a do polietileno de baixa densidade, as forças intermoleculares multi-ramificadas e a resistência à tração do HDPE são mais poderosas do que o LDPE. A diferença é que ele supera a diferença de densidade ao proporcionar maior resistência específica ao HDPE. Também é mais duro e opaco e pode suportar temperaturas mais altas (120°C/248°F por curtos períodos, continuamente 110°C/230°F). Ao contrário do polipropileno, o polietileno de alta densidade não suporta condições normais, condições de autoclave. A falta de ramificação é proporcionada por uma seleção de catalisador adequada (por exemplo, catalisadores Ziegler-Natta) e condições de reação.
2-Produção
Polietileno de alta densidade (HDPE) ou polietileno de alta densidade (PEHD) é um termoplástico de polietileno produzido a partir do petróleo. Às vezes referido como “alcalino” ou “polietileno” quando usado em tubos. Com alta relação resistência/densidade, o PEAD é utilizado na produção de garrafas plásticas, tubos resistentes à corrosão, geomembranas e madeiras plásticas. O HDPE é comumente reciclado e tem o número “2” como código de identificação da resina.
3-Aplicações
O HDPE é resistente a diversos solventes e tem uma ampla gama de aplicações:
Instalação de piscina, filamento de impressora 3D, Arena Board (Puck board), molduras traseiras, placas balísticas
Banners, tampas de garrafas, tubos resistentes a produtos químicos, isolador interno de cabos coaxiais, recipientes para armazenamento de alimentos, tanques de combustível para veículos, proteção contra corrosão para dutos de aço, hovercraft pessoal; Embora seja muito pesada para um bom desempenho, as caixas elétricas e hidráulicas
Polietileno (Aype)
1-Especificações
O aype é definido pela faixa de densidade de 0,910-0,940 g/cm3. Além de agentes oxidantes fortes, não é reativo à temperatura ambiente e alguns solventes causam inchaço. Pode suportar 80 ° C e 95 ° C contínuos por um curto período de tempo. Fabricado em variações semitransparentes ou opacas, é muito flexível e robusto. O Aype tem mais ramificações que o HDPE (cerca de 2% de átomos de carbono), então as forças intermoleculares (extração dipolo induzida por dipolo instantâneo) são mais fracas, a resistência à tração é menor e a elasticidade é maior. Além disso, as moléculas são menos compactadas, dependendo das ramificações laterais, e são menos cristalinas, portanto a intensidade é menor.
2-Produção
O polietileno de baixa densidade (LDPE) é um termoplástico feito de monômeros de etileno. Em 1933, era o polietileno de primeiro grau produzido pela Imperial Rady Industries (Tor), utilizando um processo de alta pressão por meio de polimerização por radicais livres. A produção usa o mesmo método hoje. A EPA estima que o LDPE reciclou 5,7% do número de reciclagem (4). Apesar da concorrência dos polímeros mais modernos, o aype continua sendo uma importante classe de plásticos. Em 2013, o mercado mundial de Aype atingiu um nível de aproximadamente 33 mil milhões de dólares.
3-Aplicações
O LDPE é amplamente utilizado na fabricação de diversos tipos de recipientes, frascos dispensadores, frascos de lavagem, tubos, sacos plásticos para componentes de computador e diversos equipamentos moldados de laboratório. O uso mais comum é em sacolas plásticas.
Polietileno (PEBDL)
1-Especificações
O polietileno linear de baixa densidade (PEBDL) é um polímero principalmente linear (polietileno) com um número significativo de ramos curtos obtidos por copolimerização do etileno com olefinas de cadeia longa. O polietileno linear de baixa densidade é estruturalmente diferente do polietileno tradicional de baixa densidade (LDPE) devido à falta de ramificação de cadeia longa. A linearidade do PEBDL decorre dos diferentes processos de fabricação de PEBDL e PEBD. Em geral, o LLDPE é produzido em temperaturas e pressões mais baixas com a copolimerização de alfa-olefinas mais altas, como etileno e butano, hexeno ou Oxtan. O processo de copolimerização produz um polímero LLDPE que tem uma distribuição de peso molecular mais estreita do que o LDPE tradicional e tem propriedades reológicas significativamente diferentes em combinação com a estrutura linear.
2-Produção
A produção de LLDPE é iniciada por catalisadores de metais de transição, especialmente catalisadores do tipo Ziegler ou Philips. O processo de polimerização real pode ser feito na fase de solução ou em reatores em fase gasosa. Normalmente, a fase de solução de butano é co-monômero, enquanto o butano e o hexeno são copolisizados com etileno em um reator de fase gasosa. O LLDPE tem maior resistência à tração e maior resistência ao impacto e à perfuração do que o LDPE. É muito flexível e está crescendo sob estresse. Pode ser usado para fazer filmes mais finos com melhor resistência a rachaduras por estresse ambiental. Tem boa resistência a produtos químicos. Tem boas propriedades elétricas. No entanto, não é fácil de processar como LDPE, tem um brilho mais baixo e tem uma faixa mais estreita para isolamento térmico.
3-Aplicações
O LLDPE penetrou em quase todos os mercados tradicionais de polietileno; Sacos e folhas de plástico (permite o uso de espessura sem PEBD comparável), embalagens plásticas, embalagens elásticas, sacos, brinquedos, tampas, tampas, tubos, baldes e recipientes, revestimento de cabos, geomembranas e É usado principalmente para tubos flexíveis. . Em 2013, o mercado mundial de LLDPE atingiu um volume de 40 bilhões de dólares.
